top of page

Irlanda: o paraíso do Work & Study

intercâmbio em malta.jpg

E se eu te dissesse que existe um país que tem o visto brasileiro fácil de conseguir para estudar e trabalhar na Europa? E que esse país tem um dos melhores salários mínimos e oportunidades no Continente Europeu?
A Irlanda é uma ótima escolha para quem quer estudar e trabalhar fora do país. Além de todas essas vantagens que já disse, é um país lindo, com uma enorme facilidade de arrumar emprego.

 

Devido ao seu baixo custo de vida e valorização do trabalhador estrangeiro, trabalhando como delivery já é o suficiente para garantir uma vida confortável, juntar um dinheiro e ainda conhecer outros países!


Se você quer conhecer um pouco mais sobre Irlanda com pontos turísticos, custo de vida e todas as suas facilidades, fica comigo até o final desse artigo, que além de conhecer melhor esse país que ama os brasileiros, vou te mostrar o passo a passo de como conseguir realizar o seu intercâmbio.

Onde fica Irlanda?

Irlanda é uma ilha localizada a esquerda do Reino Unido e Inglaterra, é sempre bom lembrar que nesta ilha existem dois países, Irlanda e Irlanda do Norte, que apesar do nome, não se confunda, não é a mesma coisa.

intercâmbio em malta.jpg

Como ir para Irlanda?

Apesar de ser um país tão acolhedor para Brasileiros, ainda não existe um voo direto do Brasil para a Irlanda.

Separamos algumas companhias aéreas que realizam o trajeto para Irlanda, cada uma com parada em países selecionados pelo usuário dentro das opões disponíveis.

 

Quando for para a Irlanda, caso já não seja previamente definido junto a uma empresa de intercâmbios como vou explicar mais a frente, procure pelas seguintes companhias aéreas:

  • Latam

  • Gol

  • KLM

  • Iberia

  • Swiss

  • Lufthansa

  • Air France

  • British

Valor da passagem para a Irlanda

Passagens ida e volta para a Irlanda, depende sempre da época do ano, ofertas especiais e pacotes adquiridos, mas para ter uma ideia de quanto vai gastar, fica entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00.

Quando ir para Irlanda?

Como vimos acima, a Irlanda é um país Europeu, portanto, se procura por um clima mais agradável e “semelhante” ao do Brasil, procure ir entre junho e setembro. Neste período ocorre o verão Europeu, onde as temperaturas ficam mais elevadas, porém, na Irlanda chove bastante.

Agora, se você procura uma melhor oferta e quer curtir o melhor do friozinho Europeu como passeios, comidas típicas tradicionais feitas para te aquecer, de setembro a março você consegue melhores preços, esses períodos coincidem com o outono e inverno na Europa.

O que levar para Irlanda?

Agora que já entendemos desde onde fica até quando ir, vamos separar o que levar.

 

A Irlanda é um país mais frio que o Brasil, por conta disso, as roupas são reparadas para este clima, e devido ao poder de compra se destacar em relação ao Brasil, essas roupas acabam saindo mais em conta se compradas dentro do próprio país.

 

Portanto, não se iluda em levar várias blusas ocupando seu precioso espaço na mala, sendo que uma blusa adquirida lá pode te aquecer mais do que até três do Brasil.

Mesmo assim, visando a segurança, estadia e clima, lembre-se de separar:

  • Documentos;

  • Eletrônicos (notebook, celular e etc.);

  • Roupas íntimas;

  • Roupas de passeio;

  • Produtos de higiene pessoal;

  • Adaptadores de tomada.

Lembre-se sempre de fazer um seguro viagem, pois este é um item obrigatório para o ingresso no país. 

Qual é a moeda de Irlanda?

A Irlanda usa o Euro como moeda.

Se você está se perguntando como obter Euros, não se preocupe.

Existem várias maneiras de obter Euros. Se você já possui conta em um grande banco como Bradesco, Itaú ou Caixa Econômica, pode fazê-lo diretamente no aplicativo do banco ou em uma agência. Caso contrário, nas casas de câmbio, o dinheiro pode ser comprado com cheques de viagem, cartões pré-pagos e dinheiro em espécie.

Para saber como converter Reais para Euros, basta dividir o valor dos Reais que você tem pelo valor dos euros que você pode pesquisar rapidamente na internet, bancos centrais ou bancos tradicionais e seguir a tabela abaixo:

Valor que você tem em Reais: 1.000,00

Quantos Reais valem um Euro: 5,00

Quantos Euros você consegue comprar: 200,00

Obs: a taxa de conversão de 5 Euro/Real é com base em out/22, porém o cálculo é aplicável em qualquer época contanto que saiba o valor do Euro.

Qual a língua oficial da Irlanda?

A Irlanda possui duas línguas oficiais, o Irlandês e o Inglês de origem Britânica. Porém, somente 2% no país utiliza o Irlandês como a língua principal, sendo assim, o Inglês é a língua predominante.

Sempre bom lembrar que a Irlanda possui muitos imigrantes brasileiros e de outros países devido a sua facilidade de imigração, portanto, você vai encontrar muitas outras línguas sendo faladas nas ruas.

É um ótimo país para quem quer aprender o Inglês, visto que este é um objetivo comum dentre os imigrantes, então você irá encontrar muitas pessoas querendo praticar a conversação em pubs e parques, então não tenha vergonha de não dominar a língua, muitas pessoas que estão ali não dominam também e vocês vão aprender juntos.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Onde se hospedar na Irlanda?

Este é um ponto muito importante de ser analisado, devido a alta demanda de imigrantes citada anteriormente, para moradia na Irlanda existe uma certa dificuldade de encontrar um lugar para se hospedar. Muitas pessoas com o objetivo de intercâmbio acabam optando por alugar casas em conjunto.

Mas não se preocupe, geralmente uma agência de intercâmbio pode te ajudar com esta questão, além de existirem grupos de brasileiros que indicam moradias para pessoas que estão indo realizar o sonho de ir morar no país.

Independente de ir para morar ou passar um período, separamos um top três de cidades para se hospedar, visando qualidade de vida, segurança e oportunidades de emprego.

Top 3 cidades para morar na Irlanda:

  1. Dublin;

  2. Cork;

  3. Galway.

Vou contar um pouco dessas cidades para entender o porquê estão nesta lista e entendermos de acordo com o seu perfil e objetivos, qual é a melhor para você.

Dublin

Com certeza, a capital é a cidade mais receptiva para estrangeiros. Esta cidade atende os desejos tanto de pessoas que curtem museus e história e as pessoas que preferem ir a pubs e atividades noturnas, visto que há um pub a cada dois quarteirões.

Sempre temos que ressaltar que Dublin é a cidade mais cara do país, mas a qualidade de vida e remuneração acompanha os preços elevados, tornando os produtos acessíveis.

Em Dublin não existe locais restritos a classes sociais, devido ao poder de compra do país como um todo, você consegue ter acesso a qualquer restaurante ou passeio da região.

O clima em Dublin é bem diversificado, existe até uma brincadeira entre os imigrantes brasileiros que dizem passar por todas as estações do ano em um único dia, com certeza uma experiência especial.

Cork

Cork é uma cidade excelente para se morar, apesar de todas as cidades terem seus pontos positivos e negativos, as oportunidades de crescimento, educação, trabalho e poder de compra fazem com que ela se destaque.

O poder de compra devido ao custo mais baixo que ao de Dublin, faz com que essa seja opção imediata para quem não deseja morar no centro da cidade. Um grande exemplo disso é que você gasta com uma compra semanal no mercado de 10 a 35 Euros para comprar tudo que precisa sem passar por necessidades.

Para trabalho, Cork se destaca na área da saúde e tecnologia, você sabia que a sede da Apple na Europa, bem como a indústria da Pfizer que se destacou na pandemia não só na Europa mas aqui no Brasil, ficam em Cork?

Além disso, para você que trabalha em casa, morar em uma cidade mais tranquila com um custo baixo é sempre a melhor escolha.

Galway

Para você que gosta de cidade pequena, Galway é a escolha certa para você.

Localizada no outro extremo da Irlanda quando pensamos em Dublin, suas atividades também podem ser consideradas como de outro extremo, considerada uma das cidades mais tranquilas da região.

Para imigrantes esse é o paraíso do turismo “pé de chinelo” devido a tudo ser muito próximo, você aproveita muita coisa sem precisar nem mesmo gastar com transporte.

Que transporte usar na Irlanda?

Para você que está acostumado com o transporte público brasileiro onde muitas vezes paga um valor elevado por um serviço de qualidade duvidosa, vai se surpreender com o transporte da Irlanda! Ônibus de dois andares com Wi-Fi e carregadores de telefone, modernos trens Luas, trens Dart, conectando cidades em toda a Irlanda. Em suma, é um novo universo para explorar. No entanto, mesmo na Europa, existem diferenças entre países e capitais que podem ser comparadas, principalmente devido ao fator que sempre é medido, o preço.

O transporte público na capital irlandesa é feito pelos Luas (trens de baixa velocidade que percorrem o centro da cidade e se espalham por alguns bairros da cidade) e o Dublin Bus, que percorre todo o condado de Dublin. Portanto, a comparação com outras cidades também se reflete no valor semanal do transporte público.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Qual aplicativo de transporte usar na Irlanda?

Uma grande surpresa para brasileiros é descobrir que a Uber existe na Irlanda, mas não é o aplicativo de transporte mais famoso de lá. Apesar de funcionar exatamente como no Brasil, o aplicativo mais querido dos irlandeses é o MyTaxi. Não se preocupe, se você já usou Uber ou 99 Taxi alguma vez, não vai ter nenhuma surpresa com o funcionamento do MyTaxi.

Qual o custo de vida na Irlanda?

Apesar do custo de vida na Irlanda estar mais elevado em relação aos anos anteriores, está muito longe de ser alto devido ao grande poder de compra.

O aluguel com certeza é o maior gasto na Irlanda, o mínimo que pode encontrar em condições normais é de 700,00 Euros por mês, isso se deve a alta procura citada anteriormente por imigrantes, que faz com que muitas vezes tenha mais pessoas do que espaço físico para abrigá-las.

Obedecendo a lei da oferta e demanda, quanto mais pessoas querendo um recurso limitado, mais elevado é o seu valor.

Na Irlanda você pode viver e trabalhar com segurança e paz em qualquer lugar, encontrar as áreas com a melhor relação custo-benefício é fundamental. Por exemplo, morar em Dublin pode exigir custos mais altos de aluguel e alimentação já em Gaway e Cork o custo pode ser mais barato.

Apesar de tudo depender de suas escolhas, para termos uma base de valor, podemos considerar um custo mensal de 1.100,00 Euros por pessoa, com compras mensais, transporte, moradias e dois passeios por mês.

Qual o salário mínimo na Irlanda?

O salário mínimo para um emprego na Irlanda é de € 10,20 por hora. Geralmente, os pagamentos de salários não são pagos mensalmente, como no Brasil, mas semanais.

As regras de emprego irlandesas permitem que você trabalhe de 39 a 48 horas por semana se você tiver um emprego em período integral.

Se for estudante, só pode trabalhar 20 horas semanais nas aulas e até 40 horas nas férias.

Principais trabalhos para estrangeiros na Irlanda

As oportunidades de emprego variam muito com uma condição, se você conseguiu validar o seu diploma ou até mesmo se conseguiu se formar em alguma instituição da região.

Para você que já passou por essa etapa, as melhores oportunidades de emprego na Irlanda são para Tecnologia, Programação, Marketing, Engenharia, Customer Success e Construção Civil.

Já para você que ainda não passou por essa etapa e vai trabalhar fora da área ou até mesmo se procura uma outra área de atuação não se preocupe, oportunidades não vão faltar. Para esse pessoal, as principais vagas disponíveis são para: Cleaner (limpeza), Bartender, Garçom, Babá, Entregador.

Para te ajudar, separei três sites com ofertas de empregos para estrangeiros:

Como fazer intercâmbio para Irlanda?

Diga-me, agora que você conhece a Irlanda como a palma da sua mão, não vê a hora de fazer as malas e conhecer esse país maravilhoso que, além de novas experiências, vai te oferecer excelência profissional, cultural e acadêmica?

Como prometido anteriormente, apresento a você o OrbisPrep, que vai te dar todas essas experiências, além de segurar sua mão e te mostrar passo a passo como morar na Irlanda ou em vários outros países da Europa e América do Norte oferecendo suporte desde como tirar o passaporte, colocando você em contato com instituições de ensino que correspondem às suas expectativas de preço e programa de estudos. Tudo isso vai te colocar em contato com empregadores da área, além de te preparar para o mercado de trabalho.

Lembre-se, as vagas são limitadas, então não perca mais tempo, entre em contato com a OrbisPrep para aproveitar ao máximo.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

bottom of page