top of page

Malta: onde aprender inglês com qualidade é mais barato

Intercâmbio em malta

Já pensou em morar em outro país? Aprender uma nova língua na prática do dia a dia, com tarefas simples como ir ao mercado e ao mesmo tempo aprendendo os seus detalhes em aulas com professores nativos?

Malta é uma ótima escolha para quem quer estudar e trabalhar fora do país. Além de possuir paisagens paradisíacas com clima agradável, é um mais com baixo custo de vida que vive dos turismos.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre Malta como pontos turísticos, custo de vida e todas as suas facilidades, fica comigo até o final desse artigo, que além de conhecer melhor esse paraíso turístico, vou te mostrar o passo a passo de como conseguir realizar o seu intercâmbio.

Onde fica Malta?

O melhor jeito de conhecer um país melhor, é entendendo primeiro onde ele fica.

Malta é uma ilha localizada no sul da Itália, por conta disso, muitas pessoas acham que faz parte do domínio italiano, mas não faz. Malta é um país independente que fica entre a Europa e a África.

Como ir para Malta?

Agora que você entendeu onde fica Malta, vamos entender como chegar lá.

Para você que está no Brasil, não há um voo direto para Malta, precisa primeiro ir a Europa.

Se preferir ir de avião, os melhores destinos são Portugal, partindo de Lisboa ou Porto, ou Espanha, partindo de Madrid ou Barcelona.

Agora, se você curte passeios a barco, uma boa opção é ir até a Itália e viajar somente 90 quilômetros.

Quando ir para Malta?

Malta é um país Europeu, apesar de estar mais próximo de nós do que praticamente todos os países de lá, ainda sim seu Verão é entre julho e setembro. Portanto, se o que você procura é o clima para aproveitar as praias, essa é a melhor época.

É importante que saiba que existem planos de estudos que oferecem condições financeiras mais agradáveis em outros períodos do ano, então se seu objetivo principal é conhecer outra cultura e desenvolver seu inglês, saiba que podem existir oportunidades oferecidas por empresas que buscam a melhor opção para você. Mas este é um assunto que vamos abordar mais para frente.

O que levar para Malta?

Agora que já entendemos desde onde fica até quando ir, vamos separar o que levar.

Malta é um país com custo de vida baixo, se você for à trabalho, a não ser que já tenha os itens necessários que mencionarei a seguir, acaba valendo a pena comprar por lá mesmo, ao invés de comprar no Brasil para levar.

Lembre-se de que Malta, por estar bem localizada, você consegue viajar para outros países da Europa, que por estarem ao norte, são mais frios. Devido isso, as roupas produzidas lá são mais reforçadas e “especiais” para serem adequadas as temperaturas locais.

Mesmo assim, visando a segurança, estadia e clima, lembre-se de separar:

  • Documentos;

  • Eletrônicos (notbook,, celular e etc.);

  • Roupas íntimas;

  • Roupas de passeio;

  • Produtos de higiene pessoal;

  • Adaptadores de tomada.

Lembre-se sempre de fazer um seguro viagem, pois ele é item obrigatório para a sua entrada no país.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Qual é a moeda de Malta?

Malta utiliza o Euro como moeda.

Se você está se perguntando como conseguir Euro, não se preocupe.

Existem várias maneiras de realizar a compra da moeda. Se você já possui contas em grandes bancos como Bradesco, Itaú ou Caixa Econômica, consegue fazer isso direto no aplicativo ou agencia de seu banco. Caso contrário, em casas de câmbio, é possível comprar dinheiro com cheques de viagem, cartões pré-pagos e dinheiro em espécie.

Para saber como se faz para converter o real brasileiro em Euro, basta dividir o valor em reais que possui pelo valor do euro que pode encontrar em uma rápida pesquisa na internet, banco central ou no seu banco tradicional e seguir a seguinte tabela:

Valor que você tem em Reais: 1.000,00

Quantos reais valem 1 Euro: 5,00

Quantos Euros você consegue comprar: 200,00

Obs: a taxa de conversão de 5 Euro/Real é com base em out/22, porém o cálculo é aplicável em qualquer época contanto que se saiba o valor do Euro.

Qual a língua oficial de Malta?

O Maltês é a língua oficial e principal do país. É uma língua influenciada pelo Inglês, Árabe e Italiano.

Mas não se preocupe, Malta tem Inglês também como língua oficial. Enga-se quem pensa que o Inglês por ser o segundo idioma fica para trás, pelo contrário.

Malta é um país que tem uma economia dependente do turismo, devido a isso, o Inglês é praticado no dia a dia dos cidadãos locais, já existem escolas em Malta que tratam o Inglês como o idioma principal. Devido a esse ensino e quantidade de imigrantes, a perspectvia para as próximas gerações é que o Inglês se torne a língua principal do país.

Onde se hospedar em Malta?

Para escolher onde se hospedar, além de preço, temos que olhar localização, passeios, pontos turísticos, facilidade para encontrar socorro em emergências e as particularidades de cada um dependendo do que busca. Visto isso, as 3 melhores cidades para se hospedar são:

  1. Sliema;

  2. Valletta;

  3. St. Julian's.

Para você entender um pouco melhor sobre essas cidades, vou explicar alguns pontos do porquê elas estão na lista.

Sliema:

Uma das principais diferenças na escolha de Sliema como destino de intercâmbio é o custo de vida. Comparado com outros países da União Europeia ou com os Estados Unidos, o custo de vida nesta ilha é muito mais baixo.

Não só a qualidade de vida que a cidade oferece, mas a ilha como um todo é um destaque. Com boa infraestrutura e povo hospitaleiro, a cidade de Sliema é o lugar perfeito para quem quer se sentir em casa!

A cidade tem as melhores escolas de inglês do país, oferecendo uma educação de qualidade excepcional. A maioria dos professores são graduados em instituições Europeias de prestígio.

Além disso, como a cidade é bem compacta e próxima umas das outras, se locomover por lá é muito conveniente. Além disso, a localização privilegiada de Malta facilita a vida de quem quer visitar a Europa e até alguns países do norte da África.

Valletta:

Valletta, é uma das menores capitais da Europa, mas também é uma das mais atraentes. Isso porque ela conta com mais de 300 monumentos, tudo para combinar com o seu contexto histórico.

Se quiser entender melhor a história de Valletta em Malta, o melhor a se fazer é um tour guiado em grupo a pé pela cidade, ou também tem opções de tour particular, e ainda se quiser fazer um tour experimentando bebidas e comidas maltesas, também é possível.

Para quem quer visitar Malta, sem dúvida, deixar de visitar Valletta não está nos planos. Confira o top 5 de pontos históricos da capital, que você não pode deixar de conhecer:

  • Museu Nacional de Arqueologia;

  • Co-Catedral de São João Batista;

  • Merchant Street e Republic Street;

  • Basílica de Nossa Senhora do Carmo;

  • Palácio do Grão Mestre.

St. Julian's

Não admira que S. Julian se tornou um dos destinos preferidos de todo o mundo, e a cidade tem tantas qualidades que chegam a ser incríveis. Uma das qualidades que se destaca é a sua vida noturna mais agitada, perfeita para os jovens que querem se divertir depois de um dia de estudo ou trabalho.

A comunidade de Paceville (munícipio de St. Julian’s) abriga os principais clubes do país. Também abriga escolas de Inglês, supermercados e restaurantes.

A música eletrônica domina em Paceville, mas se você quiser outro tipo de música, recomendo ir a Bugibba (uma próxima cidade), onde há vários bares de rock.

Que transporte usar em Malta?

Estamos acostumados a utilizar transporte por aplicativos como Uber e 99 Taxi aqui no Brasil, porém, estes ainda não chegaram em Malta, mas não se preocupe. Separei algumas formas de se transportar por lá.

Transporte público

Os ônibus são o meio de transporte mais econômico ao redor da ilha.  Sendo também o único transporte público na ilha, e não há metrô ou bonde em Malta.

As tarifas regulares de ônibus são 1,5 Euros, 2 Euros no verão e 3 Euros para ônibus noturnos. Pense o quanto puder em conseguir extras, os motoristas nem sempre recebem troco em um bilhete de 10 ou 20 Euros.

Você pode se conectar a qualquer cidade, e a rede de ônibus de Malta permite que você chegue em todos pontos da ilha. As paradas estão localizadas fora do aeroporto e os bilhetes podem ser adquiridos diretamente com o motorista do ônibus ou no saguão do aeroporto.

Para viajantes que planejam uma estadia mais longa, pode ser necessário um cartão Malta Bus (Tarinja). Ele permite que você reduza pela metade o preço do seu bilhete de ônibus.

Aplicativos de transporte

Mas se você prefere não aderir ao transporte público, não se preocupe, existem aplicativos e empresas de transporte parecidos com o que temos aqui no Brasil. Dentre eles, os mais conhecidos são o eCabs e a Bolt.

Seu funcionamento na prática é o mesmo dos aplicativos brasileiros, basta criar sua conta e realizar a solicitação de transporte indicando seu local de origem de destino e pagar pelo próprio aplicativo, que irá informar além do preço, qual o motorista, veículo e tempo de trajeto.

Alugar um carro

Agora se você é uma pessoa mais reservada e prefere alugar um carro, isso também é possível.

Tome cuidado, pois diferente do Brasil, em Malta, os carros circulam do lado esquerdo da estrada, então o volante fica do lado direito do carro. Além disso, a ilha é muito empoeirada e possui trânsito intenso, principalmente no verão, então a limpeza externa do carro deve ser feita com bastante frequência.

O custo de alugar um carro em Malta geralmente varia de 70 a 150 Euros por semana. Existem muitas empresas de aluguel de automóveis no Aeroporto de Malta: Europcar, Goldcar, First, Avis, FireFly, Hertz, Sixt, etc.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Qual o custo de vida em Malta?

Umas das grandes perguntas é quanto custa a vida em Malta, essa resposta sempre vai variar de acordo com o estio de vida da pessoa que vai viajar. Lembre-se, quanto menos atividades que fazem com que você gaste dinheiro você faça no mês, quanto mais boas práticas de consumo consciente aplicar no dia a dia, e o quão mais afastado for morar do centro, vai influenciar diretamente no seu orçamento.

Separamos o custo de alguns produtos de mercado para você ter uma ideia e poder comparar com o Brasil:

ALIMENTAÇÃO
0,5l (16 oz) de cerveja nacional no supermercado: € 1,19
1 garrafa de vinho tinto de mesa, de boa qualidade: € 8,00
1 kg de batatas: € 3,30
1 kg de maçãs: € 3,20
1 kg de tomate: € 3,29
1 litro de leite integral: € 1,00
12 ovos grandes: € 3,40
500 gr de peito de frango: € 5,50
500 gr de queijo local: € 6,00
Coca-cola de 2 litros: € 1,66
Combo completo em restaurante de fast food (Big Mac ou similar): € 8,00
Menu do dia (almoço incluindo bebida) na área nobre da cidade: € 18,00
Pão para 2 pessoas, 1 dia: € 1,20

MORADIA
Aluguel mensal de um estúdio mobiliado de 45 m2 na área nobre da cidade: € 990,00
Aluguel mensal de um estúdio mobiliado de 45 m2 numa área média: € 770,00
Aluguel mensal para 85 m2 de acomodação mobiliada na área nobre da cidade: € 1.460,00
Aluguel mensal para 85 m2 (900 pés quadrados) de acomodação mobiliada numa área média: € 950,00
Sabão líquido para roupa (3 l. ~ 100 oz.):€ 7,00
Internet 8 mbps (1 mês): € 35,00
Taxa horária para faxina: € 9,00
TV de tela plana de 40 polegadas: € 390,00
Utilitários 1 mês (aquecimento, eletricidade, gás...) para 1 pessoa num estúdio de 45 m2: € 55,00
Utilitários 1 mês (aquecimento, eletricidade, gás...) para 2 pessoas em apartamento de 85 m2: € 90,00
Obs: todos os valores apresentados são de out/22.
Mas é um erro enorme olharmos para os custos sem olhar o quanto se pode ganhar, para assim poder saber qual o poder de compra do país, devido a isso vamos conhecer:

Qual o salário mínimo em Malta

Vale lembrar que este é menor salário regular possível no país, ou seja, você com certeza com a qualificação adequada, e experiência vai conseguir um salário maior.

Em outubro de 2022, o salário mínimo em Malta é de 792,00 euros por mês.

Realizando a conversão para reais como aprendemos anteriormente neste artigo, em outubro de 2022, este valor em reais é de R$ 3.960,00.

Principais trabalhos para estrangeiros em Malta

Depois de entender quanto se ganha no mínimo em Malta, nada melhor do que entender quais são os principais trabalhos para estrangeiros.

Malta é um destino de férias popular na primavera e no verão. Como resultado, o setor de bares e restaurantes é um dos empregos mais abertos nesta época do ano.

Quanto os setores de oportunidades de emprego em Malta, alguns se destacam: iGaming, Tecnologia da Informação, Finanças e Turismo. A área de iGaming e TI são uma das maiores oportunidades da ilha, atraindo assim, muitos profissionais brasileiros.

Lembrando que o trabalho como profissional da internet, serviço comum entre nômades digitais também sempre é uma opção.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Como fazer intercâmbio para Malta?

Me diz aí, agora que conheceu tudo sobre Malta, não vê a hora de fazer as malas e ir conhecer esse país maravilhoso, que vai te proporcionar além de uma experiência nova, um destaque profissional, cultural e acadêmico?

Como prometido anteriormente, lhe apresento a OrbisPrep, que vai te proporcionar toda essa experiência, além de pegar na sua mão e te mostrar o passo a passo de como morar em Malta ou em diversos outros países da Europa e América do Norte, oferecendo suporte desde como tirar o passaporte, te colocando em contato com a instituição de ensino que atenda a sua expectativa de preço e plano de estudo. Isso tudo, além de te preparar para o mercado de trabalho, possibilitando um contato com empregadores da região.

Lembre-se que as vagas são limitadas, então não perca mais tempo e entre em contato com a OrbisPrep para aproveitar.

bottom of page