top of page

Estude em uma universidade pública gratuita na Alemanha - Conheça o Studienkolleg

Entre os países mais procurados na hora de estudar no exterior está a Alemanha, que é considerado um dos melhores quando o assunto é qualidade de vida. E para os estrangeiros que desejam fazer uma graduação no país, existe o chamado Studienkolleg.

Trata-se do programa oficial que possibilita aos brasileiros e pessoas de outras nacionalidades a cursar o ensino superior alemão.

Então, se você quer saber mais sobre o que é studienkolleg e como esse programa ajuda os alunos a ingressarem em uma universidade pública na Alemanha continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, é possível encontrar as principais informações a respeito do tema.

•       O que é studienkolleg

•       Vantagens para os estudantes

•       Tipos de cursos disponíveis

•       Conheça o programa Freshman

•       Modalidades do programa Freshman

•       Como iniciar o studienkolleg


O studienkolleg permite que uma pessoa faça a graduação dos seus sonhos na Alemanha porque se trata de um curso preparatório para a universidade direcionado aos alunos estrangeiros. Para tanto, ele deve ser cursado na Alemanha e tem duração mínima de seis meses e máxima de um ano.

Assim, o processo começa com a prova de admissão para fazer o studienkolleg, que engloba disciplinas específicas de acordo com o curso superior que o estudante tem interesse em realizar. Ao longo do curso preparatório, o aluno estuda em grupo com outros alunos estrangeiros.

Esse período é fundamental para que ele se adapte ao clima universitário alemão, uma vez que o studienkolleg é realizado nas próprias universidades, como um programa de calouros. Com isso, além de se familiarizar com a forma de estudo do país, tem a chance de conhecer outras culturas e fazer novas amizades.

O curso preparatório também tem o objetivo de preparar os estudantes estrangeiros para a prova de verificação. Se o aluno obtiver um resultado positivo nessa prova, ele pode começar a graduação propriamente dita.

Dito isso, vale a pena saber que o primeiro passo para ingressar no studienkolleg consiste em se preparar ainda no Brasil para fazer a prova de admissão. Afinal, é preciso alcançar uma boa pontuação para ser aprovado em um programa de studienkolleg.

O que é studienkolleg

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Vantagens para os estudantes

O studienkolleg é a única maneira que um estrangeiro possui de realizar uma graduação na Alemanha sem ter ainda iniciado um curso superior. Portanto, é também o que deve ser feito por quem não possui o chamado Abitur.

Ou seja, o exame que conclui o ensino secundário na Alemanha e que os alunos precisam fazer após estudar doze ou treze anos. Por curiosidade, vale dizer que esse exame permite aos estudantes não só entrarem em uma universidade em outros países europeus como dos Estados Unidos também.

Então, ao realizar o curso preparatório, o aluno brasileiro obtém o HZB ou fachgebundene Hochschulzugangsberechtigung. O termo se refere à permissão para começar uma graduação mesmo que não tenha estudado em uma escola na Alemanha.

Além disso, para aumentar as chances de os estrangeiros conseguirem ingressar nas universidades alemãs, as instituições de ensino dispõem de cotas de vagas para o programa.

Mais uma vantagem do studienkolleg é o fato de que os alunos matriculados em universidades alemãs têm a oportunidade de trabalhar meio período. E mais, após a conclusão do ensino superior, é possível permanecer na Alemanha por até 1 ano e meio para encontrar um emprego.

Desse modo, o studienkolleg é também um caminho para quem deseja trabalhar no país e até mesmo fixar residência.

Tipos de cursos disponíveis

Como dito, o studienkolleg têm ênfase nas disciplinas da graduação que o aluno pretende cursar. Desse modo, há diferentes cursos preparatórios, de acordo com a área do conhecimento escolhida. Veja quais são eles a seguir:

•       T – KURS

Se você tem interesse em cursar o ensino superior em um curso das áreas técnicas e ciências exatas e naturais, então, o foco do seu curso preparatório deve nas disciplinas de física, química, matemática e alemão.

•       S – / G – KURS

Já quem deseja realizar uma graduação de línguas estrangeiras, que não seja o alemão, e humanidades precisa focar os seus estudos nas disciplinas de língua estrangeira, história ou sociologia/geografia ou literatura alemã e alemão.

•       W – KURS

Enquanto isso, para os interessados nas áreas de ciências sociais e econômicas, o mais importante é dedicar-se às disciplinas de economia política, história ou geografia, matemática, inglês e alemão.

•       M – KURS

Por fim, os estudantes que sonham em cursar medicina ou graduação nas áreas de farmácia ou ciências biológicas precisam dar ênfase no curso preparatório para as disciplinas de ciências naturais, matemática e alemão.

Conheça o Freshman Program

O programa Freshman é oferecido pela FH Aachen – Universidade de Ciências Aplicadas, que é pública e considerada uma das mais importantes do país. Ela está localizada na cidade alemã de mesmo nome, a oeste do país, próximo da fronteira da Bélgica e dos Países Baixos.

O Freshman é um programa de studienkolleg para os alunos estrangeiros que pretendem ingressar no ensino superior. O curso preparatório acontece no campus da própria universidade, aos arredores de Geilenkirchen, e a somente 20 minutos de trem do centro da cidade.

Além disso, cidades maiores, como Colônia ou Dusseldorf, são facilmente acessadas por meio de transporte público sem custo adicional para estudantes com bilhete.

No campus onde acontece o studienkolleg, os alunos estrangeiros possuem a oportunidade única de se conectarem com o ambiente universitário antes de iniciarem a graduação dos seus sonhos.

Eles são muito bem recebidos pelos professores e demais membros do corpo acadêmico ao longo de toda a sua estadia. Além de interagirem com outros estudantes das mais diversas nacionalidades, os estudantes brasileiros participam de inúmeras atividades culturais para facilitar a sua adaptação no país.

Para tanto, o programa Freshman promove atividades esportivas, musicais e apresenta como é a vida em um campus universitário na Alemanha. Os alunos contam com uma infraestrutura completa para uma vida com qualidade e bem-estar.

Eles têm ainda a oportunidade de experimentar as tecnologias empregadas nos cursos de graduação da universidade. Com tudo isso, o aluno estrangeiro possui as mesmas condições dos estudantes alemães de iniciarem um curso superior.

Além disso, no valor do programa Freshman, está incluída a hospedagem, bem como o seguro de saúde e de viagem e responsabilidade civil e acidentes. Os alunos são recebidos no aeroporto e podem usufruir de transporte público gratuito de trem e ônibus.

Já após a conclusão do programa, os alunos recebem a orientação adequada para o processo de inscrição na universidade escolhida e podem participar de seminários sobre como viver e estudar na Alemanha.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

Modalidades do Freshman Program

Existem três modalidades no Freshman, sendo que um deles é totalmente em alemão, outro é totalmente em inglês e o terceiro inicia em inglês e finaliza em alemão. Vale a pena destacar que o programa conta com alto nível de admissão nos cursos universitários.

Há também pré-requisitos para ingressar em cada modalidade do programa. Dessa maneira, os interessados em fazer o curso totalmente em alemão devem conhecer muito bem o idioma, o que é comprovado com o certificado de proficiência no nível B2.

Quem optar pelo curso totalmente em inglês não precisa ter conhecimento prévio de alemão. Mas o requisito mínimo recomendado para admissão no programa é também de nível de proficiência B2.

Já na modalidade que combina ambos os idiomas, não é preciso que o aluno conheça alemão, mas em relação ao inglês, é preciso que o seu nível de proficiência seja alto.

É importante entender ainda que ao ser aprovado no exame final, depois de concluir o studienkolleg, o estudante pode se inscrever para ingressar em qualquer universidade do país. No entanto, a preferência é para que seja uma localizada no mesmo estado onde o studienkolleg foi realizado.

E mais, se a conclusão for bem-sucedida no programa Freshman, os alunos têm admissão garantida em algumas universidades alemãs, inclusive, na FH Aachen – Universidade de Ciências Aplicadas.

Como iniciar o studienkolleg

Como já dito, o processo de studienkolleg começa ainda no Brasil, quando o interessado deve se preparar para a prova de admissão para fazer o studienkolleg. Esse momento é muito importante, uma vez que só com um bom resultado nessa avaliação é que o aluno tem a chance de estudar na Alemanha.

De acordo com o nível de conhecimento que o estudante possui, em especial, das disciplinas associadas ao curso universitário que deseja ingressar, pode ser preciso estudar muito para obter um resultado satisfatório. Nessa hora, portanto, é essencial contar com a orientação adequada.

A OrbisPrep oferece o direcionamento necessário para quem deseja ingressar no studienkolleg. Além de ajudar no preparo para esse momento tão importante na carreira do estudante, a entidade representa a FH Aachen no Brasil, facilitando a sua conexão com o ensino superior alemão.

Agende já uma consultoria grátis com nossos especialistas

bottom of page